Escritores da Liberdade

Escritores da Liberdade - Filme 2007 - AdoroCinema


Se vocês pesquisarem na internet sobre o filme "Escritores da Verdade" vai ser isso que vão encontrar: "Uma jovem e idealista professora chega a uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell aposta em métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento e reconhecendo valores."

Agora que vocês ja leram um resumo bem cru e seco sobre essa obra de arte, vou falar com vocês sobre um sentimento que sinto ao ver esse filme.

Sempre que vejo esse filme eu lembro claramente das panelinhas da escola, os grupinhos bem divididos, todos sempre fazendo as mesmas rotinas no intervalo, so que entre a minha experiencia e a desse filme existe uma grande diferença, a minha experiencia se trata somente de estudantes tentando se encaixar e não ficarem isolados, enquanto neste filme se trata  de estudantes que participam de gangs e são essas as suas "panelinhas".

Existem grandes diferenças entre as gangs e as panelinhas estudantis, mas ambas tem coisas em comum, como: Preconceito, atitudes de descaso, atitudes passivo agressivas, e agressividade mais diretas.

Não sei vocês, mas eu tenho uma historia sobre quando quase fui espancado, só por dizer não á um menino.

Em 2015 estava muito famoso o desafio Charle, Charle, onde você colocava um lapes em cima do outro e escrevia no Nordeste e no Sudoeste a palavra sim, e no Noroeste e no Sudeste a palavra não

Charlie Charlie: demônio mexicano, brincadeira de criança ou viral ...


Como todo adolescente entusiasmado é claro que fiz esse desafio, logico que eu dei uma trapaceada utilizando o ar para fazer o lapis rodar, e isso foi o suficiente para um aluno de outra turma, que estava invadindo a aula da minha turma se sentir incomodado.

Por ele andar com "os caras perigosos" da escola ele  achou que poderia mandar em mim e foi exatamente essa a conversa que rolou:

Ele: Para com isso
Eu: Por que eu deveria?
Ele: Porque eu estou mandando!
Eu: Mas você não manda em mim.
Ele: Não importa estou incomodado e quero que pare agora!
Eu: Se esta incomodado volte para sua sala, pois eu vou continuar a fazer oque eu quiser!

No momento que ele se levantou para ir em minha direção a professora entrou na sala, e logico que ela colocou ele pra fora da sala ja que ele não pertencia a nossa turma.

Na hora do intervalo enquanto eu falava com meu colegas da escola o menino que eu me recusei a obedecer, junto de mais uns 15 outros estudantes começaram a me cercas, eu sabia oque me aguardava eu iria ser espancado por simplesmente não baixar minha cabeça para outro estudante, e eu não estava arrependido, por sorte o diretor não era nenhum idiota e tirou todos aqueles alunos que estavam ao meu redor de la e nada aconteceu.

Eu facilmente poderia ter sido agredido e eles poderiam ter feito mil coisas, por eu simplesmente não querer obedecer as ordens deles, e tudo isso aconteceu com estudantes que se dividem por panelinhas, agora imagina se fossemos divididos por gangs.

Nesse filme retratam coisas extremamente pesadas que podem facilmente acontecer a qualquer momento, como, mortes, brigas, agressão, ser colocado pra fora de cassa, ter que correr pela sua vida, medo de sair na rua e muito mais

Esse filme é baseado em um livro publicado antes da virada do seculo, porem esses fatos ainda facilmente podem se aplicar hoje em dia.

Alem do preconceito por cor e sexualidade os estudantes ainda tem que lidar com o preconceito por inteligencia, por atitudes, por posições e classes sociais e muito mais.

Honestamente me pergunto se realmente evoluímos ou se so aprendemos a mascarar as coisas.

O filme é para passar a mensagem de que você pode ser muito mais do que acha se alguém se dedicar a te mostrar isso, porem se você prestar atenção vai tirar ensinamentos que vão mudar muito sua perceptiva.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A Felicidade Está a Uma Lagrima de Distancia"

"Moletom" - Julio Azevedo